Bombeiros controlam vazamento de amônia e evitam riscos em Maceió
- 26/02/2025
- 0 Comentário(s)

Na manhã desta terça-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) foi acionado para conter um vazamento de amônia em uma fábrica de gelo situada na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O incidente gerou um forte odor na região, levando à evacuação preventiva de funcionários e servidores públicos de prédios próximos ao local.
De acordo com informações do CBM-AL, quatro militares foram mobilizados para atender à ocorrência. Utilizando equipamentos de proteção específicos para esse tipo de substância química, os bombeiros conseguiram acessar a área afetada, localizar a origem do vazamento e realizar o fechamento do sistema comprometido, evitando riscos maiores à população e ao meio ambiente.
A amônia é um gás tóxico e corrosivo, amplamente utilizado em sistemas de refrigeração industrial, como os empregados em fábricas de gelo. Quando liberada no ambiente, pode causar irritação nas vias respiratórias, olhos e pele, além de representar perigo em concentrações elevadas.
Felizmente, não houve vítimas ou relatos de intoxicação durante a ocorrência. Após a contenção do vazamento, a área foi inspecionada e liberada para que as atividades normais fossem retomadas.
As causas do incidente ainda serão apuradas, e os responsáveis pelo estabelecimento deverão apresentar um relatório técnico para garantir a segurança do local e evitar novos episódios semelhantes. O Corpo de Bombeiros reforça a importância da manutenção periódica em equipamentos industriais que operam com substâncias químicas potencialmente perigosas.